Membros do Comando Local de Greve dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) da UFOP estão nesta segunda-feira (24), em Brasília-DF, acompanhando as discussões do Comando Nacional de Greve da FASUBRA. Representando o ASSUFOP, estão Gabriel Souza, Thiago Caldeira, Silvia Nahas, Fagner Patrício, Eliane Aparecida, Adilson Ribeiro, Hilton Timóteo, Marcelo Henrique e Lourival Nunes.

O Comando Nacional de Greve da FASUBRA se reúne nesta tarde para avaliar as deliberações das bases sindicais e tomar uma decisão sobre a assinatura do acordo com o governo federal. O ANDES e o SINASEFE já confirmaram que assinarão o acordo, cuja assinatura está marcada para a próxima quarta-feira (26).

A contabilidade das posições das 77 entidades sindicais ligadas à FASUBRA em relação à proposta do governo ficou da seguinte forma: 29 entidades aceitaram, 15 rejeitaram e 30 requerem melhorias na proposta. Cabe lembrar que o ASSUFOP, conforme decisão tomada na última assembleia geral, aprovou a proposta do governo com saída da greve após assinatura do acordo, desde que este contenha as datas de implementação e não deixe dúvidas.

Na última sexta-feira (21), a FASUBRA encaminhou um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o retorno das rodadas de assembleias ocorridas entre 17 e 19 de junho, solicitando melhorias na proposta e novas reuniões entre o governo e o Comando Nacional de Greve (clique aqui e confira o ofício). No entanto, o governo reiterou a proposta enviada, afirmando tratar-se de um resultado final e comunicando que não haverá mais espaço para negociações no momento. Veja a resposta do governo:

Resposta do MGI ao Comando Nacional de Greve da FASUBRA:
À Fasubra
Prezados(as), Em atenção ao ofício n° 83/2024, de 21 de junho de 2024, comunicamos que a proposta reenviada pelo governo nesta data representa o resultado final do processo negocial no âmbito da mesa específica e temporária do PCCTAE, não havendo, portanto, espaço para o atendimento a pleitos adicionais. Por oportuno, informamos que fica reservada a próxima quarta feira, dia 26/06/2024 (horário a confirmar), para realização do evento de assinatura do acordo, com as entidades que aprovarem a proposta. Muito agradeceria o retorno formal por parte desta conceituada entidade. Atenciosamente,

Diante desse impasse, a reunião do Comando Nacional de Greve desta segunda-feira decidirá sobre a assinatura do acordo na próxima quarta-feira (26). Os membros do Comando Local de Greve estão participando ativamente da reunião, com o presidente do ASSUFOP, Gabriel Souza, e os sindicalizados Hilton Timóteo e Adilson Ribeiro fazendo uso da palavra, e reafirmando aquilo que os TAEs da UFOP decidiram na última assembleia: assinatura do acordo e saída da greve desde que o termo contenha as datas das implementações e não deixe dúvidas sobre os avanços. Confira os vídeos das falas abaixo:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.